Hello world com a API do Facebook

O primeiro passo para entender a API do facebook, é dar uma boa lida na parte de Autenticação do Facebook. É bom dar uma olhada na parte das permissões, dentre as permissões mais interessantes temos:

publish_stream → permite o app publicar feeds na pagina do usuário a qualquer momento.

Caso queira testar um app é necessário o cadastro e possuir em mãos o APP ID e uma Secret key. A API do facebook não depende de nenhuma linguagem de programação, existem plugins em diversas linguagens que torna o trabalho mais fácil, eu já utilizei a Omiauth no ruby on rails.

Após a autenticação de um usuário no seu app você terá um “access token” que permiti utilizar as funções autorizadas pelo usuário. Esse token pode expirar em algumas horas ou nunca expirar, isso depende do tipo de permissão que foi aceita.

Vou mostrar alguns exemplos de como é possível utilizar a API para extrair dados e para publicar nos feeds, para os testes vou utilizar um APP desenvolvido pelo próprio Facebook chamado “Graph API Explorer”, o facebook utiliza estrutura de dados JSON.

Com o meu ID de usuário do facebook a única informação disponível sem um token são essas:

Primeiro irei solicitar um access token para algumas permissões

Com essas permissões posso obter as informações de likes, interesses e status do profile

segue um exemplo de uma chamada para ver os likes do usuário

o “/me” pode ser substituído pelo ID do usuário

Existem diversas permissões para tratar dados  dos amigos do usuário

Com essa permissão posso verificar o status do Mauricio Sako

Utilizando o ID do Mauricio posso verificar seus status.

Para fazer a publicação de conteúdo como o usuário é necessário solicitar uma autorização publish_strem.

Para o post de feed passo um parâmetro  e temos que fazer uma requisição POST.

Posso postar uma foto no album, o id é  do album que a foto será postada.

 

Lembrando que o request fica:

https://graph.facebook.com/me/likes?access_token=[access token] [GET]

Para post use o  CURL.

Bom é isso espero que tenha ajudado alguém.

9 Comentários on “Hello world com a API do Facebook”

  1. Renato disse:

    O meu acess token expira muito rapido. tem uma configuração para setar um tempo maior de validade?

    att,

  2. Tales Oliveira disse:

    Estou desenvolvendo uma app para divulgação de promoções e eventos, os usuarios que utilizam a app terão descontos nos eventos e lojas participantes, em troca usaremos o perfil deles para divulgar esses eventos.

    Minha dúvida é a seguinte, eu posso pegar o token do usuario e guardar no banco de dados junto com todos os usuario que utilizam o aplicativo par ano futuro eu enviar uma mensagem só no mural de todos os usuarios e o que eu preciso para postar no mural do ususario, so com o token eu consigo?

    • fbbergamo disse:

      Você não consegue mais fazer isso pq o access token expirar, a interação dos app tem que ser no momento que o usuario está usando… o que eu recomendo você fazer é criar uma Pagina do facebook, e fazer os usuarios darem like na pagina, assim quando o usuario der Like na pagina ele recebe todas o status da pagina, e você pode divulgar melhor o evento, ou fazer o usuario usar o aplicativo e guardar o email dele..

      Att, Felipe.

  3. hernanif1 disse:

    Olá Felipe,
    estou tentando deixar no site lancefiat.com.br o facebook mostrar as informações dos posts do face, porém estou tendo o mesmo problema de expirar… creio que seja o mesmo problema? eu não posso fazer isso pois não há interação do usuário? por isso que o token expira? (fui ver o box azul e está expirado o token) .. há outra forma de ler os posts do facebook sem precisar renovar o token? usando outra api.. ou outra forma qualquer??? Obrigado!!


Deixe um comentário

